Resistência à água / estanqueidade

 

Resistente à água / Estanque

Apenas resistente aos salpicos.

30 metros/3 ATM/3 BAR

Resistente a pequenas quantidades de água, como quando lava as mãos.

50 metros/5 ATM/5 BAR

Adequado para tomar banho.

100 metros/ 10 ATM/ 10 BAR

Adequado para nadar e snorkeling.

200 metros/ 20 ATM (ou mais)/ 20 BAR

Adequado para mergulho.

1000 metros/ 100 ATM/ 100 BAR

Adequado para mergulho em águas profundas.

IP67/IP68

Índice de resistência à água/estanqueidade para equipamentos electrónicos (i.e.smartwatches e wearables)


Mais sobre relógios resistentes à água/estanques no fundo desta página. 

A definição de estanqueidade/resistência à água


A resistência à água ou estanqueidade é exibida com os termos Bar (pressão do ar), ATM (atmosfera) ou metros. Quando está indicado que um relógio é à prova de água, isso é frequentemente indicado em metros. Quanto maior o número de metros mais "fundo" o relógio é estanque. Mas não leve o número de metros à letra! De facto isso indica o número de metros de pressão - semelhante à pressão de águas paradas, sem movimento - que o relógio pode suportar. Um relógio com uma resistência à água de 50 metros não é adequado para nadar (mas pode tomar banho com ele).

 

Um relógio que indica que é "à prova de água", sem nenhuma profundidade ou indicação de pressão, é apenas resistente a salpicos. Se o relógio ficou completamente molhado, deve ser seco o mais rapidamente possível e levado a um relojoeiro para uma verificação.

 

Funções especiais dos relógios estanques (mergulho)  

Para se criarem relógios estaques, por norma usa-se uma base de pressão com um anel de borracha "O". Para suportar uma maior pressão (de água), a parte de trás do relógio é aparafusada à caixa. A coroa e os botões do relógio estão equipados com anilhas de borracha e fio e devem estar bem ajustados à caixa (coroa de enroscar) depois do uso. Os relógios adequados para mergulho normalmente têm uma válvula de hélio (ventilação).

 

Os relógios de mergulho estão frequentemente equipados com uma luneta móvel, para ajudar a medir o tempo do mergulho. Esta luneta é propositadamente unidirecional, para evitar que acidentalmente seja reajustado o tempo de mergulho ainda em falta.


A bracelete de um relógio de mergulho é normalmente feita de borracha, resina ou aço inoxidável. O fecho está frequentemente equipado com um extensor, permitindo que o relógio possa ser usado por cima de um fato de mergulho.


Manutenção
 
Como a resistência à água ou estanqueidade é medida em unidades de pressão as diferenças de temperatura também devem ser consideradas. Como os diferentes componentes do relógio se expandem e encolhem a diferentes intensidades, uma súbita queda de temperatura pode fazer com que os componentes se deformem ligeiramente, resultando numa diminuição da estanqueidade e entrada de água.
A causa mais comum é quando o relógio é subitamente arrefecido depois de ter estado ao sol. Aconselhamos cuidado extra com os relógios estanques a 3, 5 e 10 bar.
 
 
Também aconselhamos a ter cuidado com água quente. A água quente da torneia, banho ou sauna pode também causar diferenças de pressão que resultam numa diminuição da estanqueidade e danificando o movimento.

É importante limpar o seu relógio estanque  (a partir dos 5 atm) com água corrente depois de cada ida à praia. A água salgada e a areia podem corroer o metal e causar fricções na luneta.

Importante: Teste a estanqueidade do seu relógio com um relojoeiro de cada vez que a caixa do relógio foi aberta, por exemplo quando muda a pilha.
 
Se, apesar de todas as precauções, suspeitar que a estanqueidade do seu relógio está comprometida, pode simplesmente testá-la colocando um cubo de gelo sobre o vidro durante alguns minutos. Se o vidro embaciar no interior, isso significa que o relógio tem humidade. Leve sempre o relógio a um relojoeiro certificado para reparações.

Resistência à água de smartwatches e wearables

O equipamento electrónico como os smarwatches e wearables tem o seu próprio padrão de resistência à água, chamado de International Protection Rating ou código IP.

Para mais informação, leia o nosso artigo sobre índices IP aqui.