Relógios de bolso – o relógio clássico final

pocket watches banner

 

Os relógios de pulso ou de braço eram maioritariamente usados por mulheres, no século XVII. Os homens usavam relógios de bolso. Só  aproximadamente em 1880 é que os homens começaram a usar relógios de pulso, depois dos oficiais Britânicos terem começado a usar desta forma os seus relógios durante as guerras coloniais. Nesta página vai encontrar relógios de bolso em diferentes estilos, de marcas famosas como Mondaine, Royal London, Davis e Festina. Leia mais sobre relógios de bolso no fundo desta página.
 

39 relógios
Marcas
Género
Preço
Movimento
Cores
Diâmetro
Resistência à Água
Ordenar vidro
 
 

Relógios de bolso, relógios com uma grande história

Até ao início do século XX, os relógios de pulso eram vistos pelos homens como um acessório efeminado. Na moda masculino, os relógios de bolso foram substituídos pelos relógios de pulso na época da 1ª Guerra Mundial, quando os oficiais no campo começaram a usar os seus relógios no pulso, para facilitar a sua leitura. Os primeiros modelos de relógios de pulso eram simples relógios de bolso que eram ajustados a uma bracelete de couro feita por medida.

A origem dos relógios de bolso

Os primeiros relógios que foram usados no corpo eram uma forma intermédia entre relógios de bolso e de pulso. Estes relógios eram presos à roupa ou usados à volta do pescoço numa corrente. Os relógios eram feitos de materiais pesados e só tinham um ponteiro (das horas). O mostrador não era coberto com vidro, mas tinha uma tampa articulada, frequentemente decorada e com uma grelha, ou uma abertura na tampa, para que se pudesse ver as horas sem abrir a tampa. Só em meados de 1610 é que os mostradores passaram a ser protegidos com vidro.

Os estilos mudam e no século XVII os homens mais ricos começaram a usar os relógios nos seus bolsos, em vez de usar num pendente. O crescimento dos caminhos de ferro - em especial nos Estados Unidos - na última metade do século XIX, levaram a uma utilização generalizada dos relógios de bolso por todos os grupos populacionais.

Os relógios de bolso continuaram a ser populares até depois da 1ª Guerra Mundial, depois da qual começou o período de transição. Os relógios eram montados numa pequena bracelete de couro, feita à mão, ou fob. Este cinto tinha frequentemente uma aba protectora sobre o mostrador e o vidro. É esta a origem dos relógios de pulso.

Tipos de relógios de bolso

Existem dois tipos de relógios de bolso: o relógio de bolso com caixa de caçador (com tampa) e o relógio de face aberta (sem tampa). Uma forma intermédia, conhecida como meio-caçador, é um relógio de bolso em que a tampa tem um painel de vidro ou orifício no centro, para que se consigam ler as horas.

Também ainda se continuam a produzir pendentes relógio (relógios pendentes).

Popularidade renovada dos relógios de bolso

Apesar de hoje em dia os relógios de pulso terem substituído os relógios de bolso, este tipo de relógios continua a ser muito popular. É um excelente relógio para oferecer como presente, por exemplo para uma reforma, celebração ou aniversário. Hoje em dia também se podem ver pessoas mais jovens a usar novamente relógios de bolso; combinando com fatos de três peças, ou no pequeno bolso da frente (originalmente concebido para um relógio) dos seus jeans.

A nossa colecção de relógios de bolso

Na nossa colecção, temos tanto relógios de bolso clássicos como modernos, para homem e mulher, relógios de bolso dos caminhos de ferro e correntes de relógios em stock.

 

 


 

Encomendar um relógio de bolso online

Temos no nosso stock relógios de bolso para homem e para mulher, mas também relógios pendentes. Pode escolher um relógio de bolso com movimento automatico ou quartzo. Os relógios de bolso são ideais para gravações e para serem oferecidos como presente. por favor contacte o nosso departamento de serviço cliente se desejar que o seu relógio de bolso seja gravado.