Qual é a diferença entre diamante e cristal?
Postado em 21 de dezembro de 2022 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosCom a aproximação das festas de fim de ano, vemos muitos relógios com pedras brilhantes nas colecções de relógios. Por vezes modestas, como pequenos acentos para indicar as horas. Por vezes, de forma exuberante, espalhadas por toda a caixa e mostrador. Os cristais dão um toque festivo ao seu relógio e, consequentemente, ao seu conjunto para o jantar de Natal ou para uma espetacular festa de Ano Novo.
Normalmente, as pedras brilhantes num relógio são feitas de vidro cristalino e, claro, também existem relógios com diamantes verdadeiros. Mas qual é a diferença entre os dois? E porque é que alguns relógios com cristais são quase tão caros como os relógios com diamantes verdadeiros?
O que é o cristal?
Resumidamente, um cristal é um mineral solidificado. Trata-se de um processo natural - por exemplo, o açúcar também é formado por cristais. Cada mineral tem um cristal com a sua própria forma e cor. Por exemplo, o quartzo rosa (cor-de-rosa), a ametista (púrpura) ou o jade (verde e branco). Estas pedras preciosas são muito utilizadas na joalharia.
O diamante é também um cristal natural. Forma-se nas camadas profundas da terra por compressão do mineral carbono sob uma pressão muito elevada.
Devido à sua composição e dureza, as pedras preciosas podem ser cortadas e polidas em belas formas. Como o diamante é a pedra preciosa mais dura e mais brilhante, tem um brilho inigualável depois de lapidado. Os diamantes naturais são difíceis de extrair e são raros. Por isso, é também uma das pedras preciosas mais caras. O tamanho, a clareza e a cor determinam ainda mais o preço.
Cristal natural e cristal artificial
Uma vez que os diamantes naturais são tão preciosos, os cristais artificiais são frequentemente utilizados em jóias. Um exemplo disto é a zircónia, também conhecida como diamante artificial. Estes cristais não são formados por um processo natural, mas pela fusão de minerais a temperaturas extremamente elevadas. Após a cura, a pedra é processada. Os diamantes artificiais são quase indistinguíveis dos diamantes reais. São quase tão duros e podem ser cortados da mesma forma.
Os diamantes produzidos em laboratório são cada vez mais utilizados em relógios, porque o impacto ambiental destes diamantes é muito menor do que o dos diamantes naturais. Na extração de diamantes verdadeiros são frequentemente utilizadas substâncias nocivas e as condições de trabalho nem sempre são boas. Os diamantes naturais extraídos de forma sustentável têm sempre um certificado.
A forma mais comum de cristais artificiais utilizada nos relógios é o cristal de vidro.
Vidro de cristal e cristal Swarovski
O vidro de cristal é também um cristal artificial. É constituído por uma mistura de dióxido de silício (areia de quartzo) e óxidos metálicos, incluindo chumbo. Quanto maior for o teor de chumbo no vidro, maior será o brilho e as cores mais ricas. O vidro de cristal normal (cristalino) contém um mínimo de 24% de chumbo. O cristal de chumbo completo contém pelo menos 30 por cento.
O cristal Swarovski é o pináculo de todo o vidro de cristal e contém 32% de chumbo. No final do século XIX, Daniel Swarovski desenvolveu uma técnica de corte única que ainda hoje é utilizada. Como o cristal Swarovski é cortado em mais facetas (superfícies) do que o vidro de cristal comum, um cristal Swarovski reflecte ainda melhor a luz, o que garante o brilho especial que caracteriza estas pedras. O elevado teor de chumbo, em combinação com um revestimento especial, garante uma tonalidade de cor variada, brilho extra e resistência a riscos.
Os cristais Swarovski são da melhor qualidade e, por isso, mais caros do que outros cristais.
Qual é a diferença de preço entre o cristal e o diamante?
Pode encontrar relógios com cristais artificiais em todas as marcas e em todas as gamas de preços. Em geral, trata-se de um vidro de cristal comum. A diferença de preço entre estes relógios resulta do movimento utilizado, das funções e dos materiais utilizados na bracelete, na caixa e no vidro. Para além disso, o acabamento do relógio desempenha um papel importante.
Os relógios Swarovski são relógios de alta qualidade fabricados na Suíça, com um movimento suíço e um excelente acabamento. Por conseguinte, estes relógios pertencem a um segmento de preço mais elevado. Por exemplo, pode acontecer que os modelos Swarovski mais luxuosos custem mais do que os relógios mais baratos com diamantes verdadeiros.
"Os diamantes são para sempre", mas quer escolha um relógio com cristais ou diamantes verdadeiros, terá sempre a garantia de um acessório bonito e cintilante.