Regresso ao futuro com Hamilton PSR
Postado em 26 de maio de 2020 por MiriamEm 1976, deu-se uma grande revolução no mundo da relojoaria. A Hamilton apresentou o primeiro relógio de pulso eletrónico digital. Parecia uma máquina do futuro: este relógio não tinha ponteiros, não fazia tique-taque e era mais preciso do que qualquer outro relógio até então. Não se tratava de ficção científica, mas de realidade. O Hamilton PS iria mudar para sempre a forma como lemos o tempo. E agora pode regressar ao futuro com o novo Hamilton PSR.
O Hamilton PS; o primeiro relógio de pulso digital
Em 6 de maio de 1970, a Hamilton apresentou ao mundo o primeiro relógio de pulso eletrónico digital. Este Hamilton Pulsar P1, recebeu o nome das estrelas de neutrões pulsantes que emitem radiação a frequências extremamente precisas.
O design original e futurista combinava na perfeição com a tecnologia inovadora. Ao premir um botão na parte lateral do relógio, as horas iluminavam-se em números LED vermelhos contra um ecrã escuro. Os segundos tornavam-se visíveis ao premir o botão durante mais tempo. O relógio podia ser ajustado através de uma barra magnética única escondida na bracelete.
O primeiro Hamilton Pulsar, o P1, foi lançado em 1972. Com uma caixa e bracelete em ouro amarelo de 18 quilates, este relógio não era para toda a gente. Na altura, pelo preço de 2.100 dólares, também se podia comprar um carro familiar! Elvis Presley - que usava regularmente relógios Hamilton - foi um dos sortudos que conseguiu um dos apenas 400 P1 fabricados.
Popular entre as estrelas
O público em geral viu pela primeira vez um vislumbre do Pulsar P1 no (ainda existente) programa de televisão americano The Tonight Show. O então muito popular apresentador Johnny Carson mostrou a funcionalidade única do relógio.
Só um ano mais tarde, em 1973, é que o relógio se tornou acessível ao grande público. Este Pulsar P2 em aço inoxidável, mais económico, foi produzido em grandes quantidades e foi um enorme sucesso. O relógio tinha uma caixa mais redonda e um módulo de chip melhorado e tornou-se uma espécie de modelo para o mercado emergente dos relógios digitais.
Não foi só o "homem comum" que se apaixonou por este relógio futurista. A PS2 era também extremamente popular entre estrelas como Keith Richards, Joe Frazier, Elton John, Giovanni Agnelli e o Presidente dos EUA, Gerald Ford.
O PS de então e o PSR de agora
O visual do PSR revelou-se incrivelmente intemporal. O relógio continua a ter um aspeto futurista da "Era Espacial". Mas embora o PSR tenha o mesmo design e princípios que o PS dos anos 70, é obviamente um relógio para o século XXI. E é fabricado na Suíça!
Uma das diferenças em relação ao PS1 é a forma como a hora é apresentada. O novo Hamilton PSR tem um mostrador híbrido, que combina as tecnologias de LCD (Liquid Crystal Display) refletor e OLED (Organic Light Emitting Diodes) radiante. Em contraste com o antigo PS, em que a hora só era visível ao premir o botão, com o PSR o forte ecrã LCD assegura que a hora está permanentemente visível. Mesmo à luz do dia.
Ao combinar as duas tecnologias, o ecrã tem também um baixo consumo de energia. O que se mantém inalterado é a sua simplicidade. O relógio mostra as horas. Nada mais. É uma verdadeira peça de afirmação que combina uma forma arrojada com uma funcionalidade básica. O relógio tem uma caixa de aço em forma de almofada de 40,8 mm x 34,7 mm e é resistente à água até 10 ATM (adequado para nadar em águas abertas).
Mais relógios Hamilton em Relogios.pt
Veja a nossa coleção de relógios Hamilton no nosso site. Encomendar é rápido e fácil!