Qual é a diferença entre um fecho borboleta e um fecho dobrável?
Postado em 30 de junho de 2020 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosQuando se compra um relógio, as especificações indicam o tipo de fecho da bracelete do relógio. Um pormenor, mas um pormenor importante. Porque pode querer substituir a bracelete mais tarde ou comprar e substituir um fecho por si mesmo. Mas qual é a diferença entre um fecho de báscula e um fecho de borboleta? Continue a ler para saber quantos tipos diferentes de fechos existem.
A base: fivela e fecho dobrável
Os fechos mais comuns são a fivela e o fecho dobrável. Os fechos dobráveis são sobretudo utilizados em braceletes de metal, enquanto as fivelas são sobretudo utilizadas em braceletes de couro e de borracha. A fivela de uma bracelete de couro ou de borracha funciona exatamente como a do seu cinto. Um pino passa através de um orifício na bracelete. Isto permite-lhe ajustar facilmente o relógio com precisão ao tamanho do seu pulso. Os relógios com fecho de fivela são, por isso, ideais como presentes, porque não tem de se preocupar se servem ou não.
Existem vários tipos de fechos dobráveis. Os seus nomes diferem e são frequentemente utilizados indistintamente. No entanto, existem diferenças importantes. Por exemplo, em termos de segurança e de facilidade de ajustamento do fecho. Vamos então analisar mais detalhadamente os vários tipos de fechos dobráveis.
Fecho dobrável normal
A versão básica do fecho dobrável é normalmente utilizada para pulseiras de elos (de metal). Este fecho abre-se em três partes ligadas. Para abrir, fechar e bloquear um fecho dobrável, basta soltar ou clicar na aba.
Para medir as pulseiras de metal, os elos são retirados da bracelete. Fazemos isto por si quando encomenda um relógio. Além disso, alguns fechos dobráveis têm alguns orifícios e um mecanismo deslizante na lateral para ajustar facilmente o tamanho da bracelete do relógio em alguns milímetros. Por exemplo, quando está calor e quer usar a bracelete um pouco mais solta.
Existem também fechos dobráveis com uma aba de segurança extra que impede que o fecho se abra acidentalmente. Por exemplo, se ficar preso em alguma coisa. Este tipo de fecho é frequentemente utilizado em relógios de desporto ou de mergulho.
Fecho dobrável com botão de pressão
Os fechos dobráveis com botão de pressão funcionam da mesma forma que o fecho dobrável normal, mas são muito mais fáceis de abrir com os botões de pressão em ambos os lados.
Fecho borboleta
O fecho borboleta é um fecho dobrável "escondido" numa bracelete de metal. Faz com que a bracelete pareça sem costuras. Este fecho da bracelete consiste em duas dobradiças de metal, que se desdobram de cada lado - como uma borboleta a abrir as asas - daí o nome. Quando quiser colocar o relógio no pulso, dobre as dobradiças e encaixe-as. Alguns fechos borboleta também têm botões de pressão, o que facilita a sua abertura.
Fecho desdobrável para braceletes em pele
Agora as coisas tornam-se um pouco mais complicadas... Em inglês, um fecho dobrável é normalmente designado por "deployment clasp". O termo "deployment" deriva da palavra francesa "deployante". No mundo dos relógios, utilizamos quase sempre o termo geral fecho dobrável. No entanto, o termo deployant é utilizado para indicar um determinado tipo de fecho dobrável. Trata-se de um fecho dobrável especialmente para as braceletes de couro. Em inglês, este tipo de fecho é designado por "deployment buckle".
Para além de um mecanismo de dobragem, este fecho contém uma aba com um pino no interior. A bracelete de couro é colocada através desta tampa, com o pino a ficar num dos orifícios da bracelete. Depois de fechada a aba, o fecho é fixado à correia e pode ser aberto e fechado como um fecho dobrável normal com botões de pressão.
A grande vantagem deste tipo de fecho é que a bracelete em pele fica menos dobrada e mantém-se bonita durante mais tempo. O fecho é também mais seguro e o relógio veste-se melhor no pulso. Encontrará este tipo de fecho especialmente nos relógios mais caros.
Enfiar a bracelete no fecho com um alfinete
Fecho milanês ou de correr
O fecho milanês ou deslizante é também um fecho dobrável, mas especialmente para braceletes de metal entrançado (malha). Quando solto, o fecho pode ser deslizado sobre a bracelete para ajustar o tamanho. Este tipo de bracelete não só é muito elegante, como se adapta a quase toda a gente.
Fecho de gancho ou de joalharia
O fecho de gancho é normalmente utilizado em braceletes metálicas especiais de relógios de mulher. Este tipo de fecho foi desenvolvido para jóias, como pulseiras e colares, e é muitas vezes referido como fecho de jóias. O seu funcionamento é muito simples: um gancho articulado encaixa-se num pino de metal. O gancho tem uma tampa, o que faz deste tipo de fecho uma parte integrante da bracelete.
Braceletes de malha
Braceletes de metal com fecho de jóias
Mais braceletes e fechos de relógio
Agora que já sabe quais os diferentes tipos de fechos de braceletes de relógio que existem, pode fazer uma escolha ainda melhor para o relógio que lhe convém. Encontrou o relógio ideal, mas prefere uma bracelete ou fecho diferente? Então pode contar connosco. Porque, para além de relógios e braceletes de relógio, oferecemos uma vasta gama de fechos de braceletes de relógio de substituição de diferentes marcas e em diferentes cores.