Com que idade está o meu filho preparado para um smartwatch?
Postado em 8 de outubro de 2025 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosAté cerca de 7 anos de idade: Primeiro, aprender a ver as horas
Para as crianças mais pequenas, é importante começar por aprender a ver as horas num relógio analógico com ponteiros. As crianças mais velhas (a partir dos 6 anos) podem depois habituar-se a mais tecnologia com um relógio digital. Praticar a utilização de aplicações e jogos num smartphone sob supervisão - sem ligação à Internet - já é possível nesta idade.
Na Relogios.pt, dispomos de uma vasta gama de relógios para crianças de todas as idades.
Para quem procura um relógio com localização, a Ice-Watch, por exemplo, oferece relógios para crianças que são compatíveis com a funcionalidade "Find My" da Apple.
Dos 7 aos 10 anos : Brincadeiras autónomas ao ar livre
Em geral, recomenda-se que as crianças não comprem um smartwatch até poderem brincar no exterior de forma autónoma. Por isso, não é fácil especificar a idade exacta em que uma criança pode usar um smartwatch. No entanto, algures entre os 7 e os 10 anos, uma criança tem idade suficiente para utilizar um smartwatch para crianças.
Os smartwatches Ice-Watch Junior, por exemplo, destinam-se a este grupo etário com cores alegres, ecrãs personalizáveis e jogos.
Dos 11 aos 14 anos: Smartwatch com função de chamada
As crianças mais velhas e os pré-adolescentes já são muito experientes em termos digitais e podem facilmente utilizar um smartwatch de forma autónoma. No entanto, recomenda-se que as crianças com menos de 14 anos não adquiram um smartphone ou smartwatch com conetividade total devido aos riscos da utilização da Internet. Neste caso, um simples monitor de atividade ou um smartwatch com uma função de chamada (e um número limitado de contactos pré-programados) é um bom modelo de transição entre um smartwatch para crianças e um smartwatch de tamanho normal para adultos.
Por exemplo, a Calypso Kids tem na sua gama monitores de atividade acessíveis para crianças desportivas e tanto a Ice Watch como a Garmin oferecem smartwatches completos com funções de chamada para crianças.
Prós e contras de um smartwatch para crianças
Prós de um smartwatch para crianças
- Um smartwatch com função de chamada é útil se o seu filho ainda não estiver preparado para ter o seu próprio smartphone. Desta forma, pode ser contactado e telefonar para casa.
- Ao usar um smartwatch, o seu filho aprende a utilizar dispositivos e aplicações inteligentes de uma forma lúdica desde tenra idade. Ensina-o também a manusear corretamente equipamentos valiosos.
- A principal vantagem de um smartwatch com GPS (Sistema de Posicionamento Global) é o facto de os pais/responsáveis saberem sempre onde está o seu filho.
- As aplicações desportivas e os pedómetros incentivam a criança (e os pais!) a fazer exercício.
Desvantagens de um smartwatch para crianças
- Muitas vezes é necessária uma subscrição separada (paga) para utilizar a função GPS ou fazer chamadas com o smartwatch.
- Um localizador GPS dá uma sensação de segurança, mas também pode fazer com que a criança não sinta a confiança dos pais.
- Além disso, aplicam-se aos smartwatches e às aplicações para smartphone associadas as mesmas considerações de privacidade que aos smartphones.
O que considerar ao comprar um smartwatch para uma criança
Para utilizar todas as funcionalidades de um smartwatch, como chamadas, localização, etc., sem emparelhar o smartwatch com um smartphone, é muitas vezes necessário um plano de dados separado. Isto pode ser conseguido através do próprio fabricante do smartwatch ou é necessária uma assinatura separada com um fornecedor de planos telefónicos? Tenha isto em conta de antemão.
Além disso, verifique se o sistema operativo do smartwatch é compatível com o seu smartphone.
Smartwatches para crianças em Relogios.pt
Compre smartwatches para crianças de marcas bem conhecidas como Ice-Watch e Garmin em Relogios.pt.
Quer saber mais sobre relógios para crianças e qual é o relógio certo para cada idade? Então leia a nossa publicação no blogue, "Qual o relógio para crianças adequado para que idade?"