O que é um relógio cronógrafo?
Postado em 29 de setembro de 2021 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosNa Relogios.pt, o cronógrafo é o tipo de relógio de homem mais popular, a seguir aos relógios de mergulho e aos smartwatches. Mas o que é exatamente um cronógrafo e como funciona? Resumidamente, um relógio cronógrafo é um relógio com uma função de cronómetro. Mas pode fazer-se muito mais com um cronógrafo...
Quando é que um relógio cronógrafo é útil?
O primeiro cronógrafo disponível para o público em geral foi um relógio de bolso concebido para cronometrar corridas de cavalos. No início do século XX, a função de cronógrafo foi adicionada aos relógios de pulso para permitir aos condutores e pilotos, entre outros, cronometrarem-se a si próprios e uns aos outros. Os astronautas também utilizaram a função de cronógrafo na década de 1960.
Mas a função também é útil se não utilizar um cronógrafo profissionalmente; os corredores podem medir o tempo que demoram a percorrer uma determinada distância. Para os adeptos de corridas e nadadores, um cronógrafo é útil para registar os tempos parciais. E o cronógrafo tem ainda mais utilizações funcionais; por exemplo, também é utilizado para medir o ritmo cardíaco pelos médicos (pulsímetro) e os mergulhadores utilizam um cronógrafo para cronometrar as acções durante um mergulho.
Neste blogue, abordamos apenas o cronógrafo analógico "tradicional". Se pretender efetuar medições de tempo muito detalhadas e guardar dados, recomenda-se a escolha de um cronógrafo digital com memória, como um cronómetro de volta ou um relógio com ligação Bluetooth .
Como funciona um cronógrafo?
Utilizar um cronógrafo é muito simples. Basta premir o botão superior de início/paragem na parte lateral do relógio para iniciar ou parar a contagem do tempo. O botão inferior na parte lateral do relógio repõe o cronómetro a zero, pronto para a próxima medição.
Como ler as horas num cronógrafo
Um cronógrafo funciona como qualquer outro relógio com ponteiros das horas, minutos e segundos.
A maioria dos relógios com uma função de cronógrafo também tem três submostradores com um ponteiro dos segundos, um ponteiro dos minutos e um ponteiro das horas que indicam separadamente o tempo decorrido.
Existem também cronógrafos com um ponteiro central extra para os segundos. Este longo ponteiro dos segundos que, neste caso, mede os segundos completos. Este ponteiro dos segundos é ativado quando o cronómetro é iniciado.
Existem outros tipos de relógios cronógrafos?
Para além do cronógrafo "normal", existem três outras variantes deste tipo de relógio:
O cronógrafo flyback; originalmente concebido para os pilotos militares pouparem tempo, o mecanismo flyback permite que o temporizador seja iniciado e reiniciado com um simples toque num botão.
O cronógrafo "jumping seconds" é um ponteiro que pode parar em fracções de segundo (quarto, um quinto, um oitavo e décimos de segundo) para medir um tempo extremamente preciso.
O cronógrafo de fração de segundos: destina-se a medir médias de tempo usando um ponteiro de segundos, que gira em conjunto com o primeiro ponteiro de segundos. Quando o botão é premido, o ponteiro dos segundos pára, enquanto o ponteiro dos segundos continua. Quando o tempo tiver sido registado, premir o botão faz com que o ponteiro parado recupere automaticamente o ritmo do outro ponteiro. Esta função é especialmente útil para registar tempos parciais ou tempos de volta.
Um cronógrafo de segundos saltantes ou de segundos parciais é raro e encontra-se geralmente no segmento superior dos relógios suíços.
Medir a distância e a velocidade com uma escala taquimétrica
A utilização de um cronógrafo é bastante simples. Basicamente, é apenas um cronómetro, mas quando combinado com o taquímetro que está impresso na luneta do relógio em muitos cronógrafos, o seu cronógrafo torna-se um instrumento com o qual pode medir a distância e a velocidade.
Antes de o cockpit estar cheio de aparelhos digitais, o taquímetro era muito utilizado pelos pilotos, por exemplo, para verificar quanto combustível lhes restava para a distância percorrida. Os soldados utilizavam um taquímetro para calcular a distância a que se encontravam das armas inimigas. É por isso que é frequente encontrar uma escala de taquímetro nos relógios de piloto e nos relógios militares.
Relógio Aviator profissional Citizen Promaster Altichron BN4049-11E
Utilizar a escala do taquímetro para medir a velocidade
A sua velocidade pode ser calculada pela fórmula T = 3600/t em que "T" é o número no taquímetro, 3600 é o número de segundos por hora e "t" é o tempo em segundos medido pelo cronógrafo. Depois de medir o tempo que demora a percorrer uma milha e dividir 3600 por este número, esse número no taquímetro mostra a velocidade a que está a conduzir em milhas por hora.
Para medir a velocidade média de um "objeto", como um ciclista de corrida, utilizando um taquímetro, é necessário conhecer a distância definida entre dois pontos. Suponha que está junto à estrada e sabe que a distância entre dois postes de iluminação é de 500 metros (0,5 km). Assim que a bicicleta passar pelo primeiro poste, prima o botão de arranque. Quando a bicicleta passar pelo segundo poste, pare o cronógrafo. Quando o ponteiro dos segundos na escala do taquímetro indicar 80, isso significa que o ciclista viajou a uma média de 40 km por hora.
Utilizar o taquímetro para medir a distância
Para medir a distância percorrida, é necessário primeiro conhecer a velocidade de cruzeiro e esta deve permanecer constante. Quando conduz na autoestrada a uma velocidade constante de 60 milhas por hora, inicia o ponteiro dos segundos do cronógrafo. Quando o ponteiro dos segundos indicar 60 na escala do taquímetro, terá percorrido 1 milha.
Com o cronógrafo também pode medir a distância a que um relâmpago se encontra de si. Inicie o cronógrafo quando vir o clarão de luz e pare-o quando ouvir o estrondo. O som percorre cerca de um quilómetro em cada três segundos. Por isso, se quiser saber a que distância está do relâmpago, divida o número de segundos por 3.
Existem muitos outros cálculos que podem ser efectuados utilizando uma escala taquimétrica. Mais sobre isso num futuro blogue.
Relógio cronógrafo ou cronómetro?
Os termos cronógrafo e cronómetro são frequentemente confundidos. Um cronógrafo é um relógio com uma função de cronómetro. Um cronómetro é um relógio analógico muito preciso com um certificado de inspeção emitido pelo COSC (Instituto Oficial Suíço de Testes). Com esta certificação, a organização declara que o movimento cumpre uma série de requisitos extremamente rigorosos, após uma série de 7 testes técnicos efectuados num laboratório.
Um cronógrafo pode, portanto, ser um cronómetro, mas um cronómetro nem sempre é um cronógrafo. Na coleção de relógios Certina , encontrará vários cronógrafos cronómetro para homem e mulher.
Certina Urban C0332342208800 Cronógrafo DS-8 Chronometer para mulher
Qual é o cronógrafo certo para mim?
Muitos clientes escolhem um cronógrafo devido ao aspeto único deste tipo de relógio. Desportivo ou muito clássico. O conforto de utilização e o tamanho também desempenham um papel importante na sua escolha.
Se quiser realmente utilizar o cronógrafo para medir o tempo, é importante que determine antecipadamente quais as especificações que o relógio deve cumprir. Por exemplo, preste atenção ao tempo máximo que pode ser medido. A maioria dos cronógrafos tradicionais mede até 24 horas, 60 minutos e 60 segundos.
Verifique também se consegue ler facilmente os submostradores e qual é a facilidade de utilização dos botões de pressão. Outras caraterísticas úteis incluem marcadores luminescentes para que possa ler o relógio no escuro, resistência à água e ao choque se for utilizar o cronógrafo debaixo de água ou ao ar livre, e um taquímetro se planear medir distâncias e velocidades.
Na nossa página de cronógrafos, encontrará todos os cronógrafos da nossa gama.