Qual é a diferença entre um relógio automático e um autoquartzo?
Postado em 19 de agosto de 2020 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosOs relógios Autoquartz contêm um movimento híbrido que se dá corda a si próprio - tal como um relógio automático normal - através dos movimentos do seu utilizador, mas com um mecanismo de tempo de quartzo. É assim que um autoquartz combina o melhor dos dois mundos: precisão e durabilidade.
Autoquartz ou Kinetic?
Os termos Autoquartz e Kinetic são utilizados indistintamente. No entanto, isso não é totalmente correto. Autoquartz é o nome coletivo de todos os relógios que contêm este movimento híbrido. Kinetic é o nome da marca usada para os relógios Seiko autoquartz. Seiko é o inventor deste tipo de movimento, que pode ser comparado a Hoover; este nome é frequentemente utilizado para indicar um aspirador, mas na realidade é uma marca.
Como funciona um relógio cinético?
A definição científica de energia cinética (de movimento) é "A energia de um objeto que ele possui pelo seu próprio movimento". Assim, quase se poderia dizer que um relógio mecânico automático é também um relógio cinético. Mas a diferença reside no facto de que, com o autoquartzo, a energia cinética é convertida em eletricidade e, com um relógio automático, é enrolada uma mola mecânica.
Num relógio de quartzo automático, a energia cinética que - tal como num relógio mecânico automático - é gerada pelo movimento do rotor, é convertida e armazenada num condensador.
A energia armazenada no condensador acciona então um relógio de quartzo.
Quais são os prós e os contras de um relógio de quartzo automático?
Como um relógio Kinetic combina as vantagens de um relógio de quartzo e automático, é tão preciso como um relógio de quartzo. Além disso, é energeticamente eficiente e não necessita de pilha. Uma vez que o condensador armazena a energia cinética - por vezes durante anos - os relógios autoquartz (dependendo do movimento utilizado) raramente precisam de ser carregados. Mesmo que o relógio não tenha sido usado durante muito tempo. A utilização de um enrolador de relógio, como acontece com os relógios automáticos normais, não é, portanto, necessária.
Para ser justo, o condensador (também chamado condensador), embora dure muito tempo e possa ser recarregado milhares de vezes, deve ser recalibrado ou substituído por um relojoeiro uma vez em cada dez anos. Mas, com este pequeno serviço, tem um relógio que durará muito tempo.
Outro pequeno inconveniente é o tamanho. Devido à combinação de quartzo e mecanismo, este tipo de relógio é relativamente grosso, comparável a um relógio automático comum. Por outro lado, usa-se uma peça de tecnologia muito especial no pulso.
Que marcas de relógios autoquartz existem no mercado?
Desde que a Seiko lançou os primeiros relógios autoquartz no mercado em 1988, a marca tem sido líder nesta tecnologia. Assim, a maioria dos relógios autoquartz produzidos tem um movimento Seiko.
O fabricante suíço de relógios ETA também produziu vários relógios de quartzo automático no passado. Estes movimentos foram utilizados principalmente em marcas do Swatch Group, como a lendária linha Tissot PRC200.
Porquê escolher um relógio Seiko Kinetic?
Um relógio Seiko Kinetic é a escolha perfeita para os entusiastas de relógios automáticos que gostam de ter o menor desvio possível na apresentação do tempo. Também é bom o facto de, com um relógio cinético, não ter de pensar se precisa de ser recarregado. Além disso, um relógio cinético é uma escolha sustentável; dura muito tempo e não contém uma pilha que não seja amiga do ambiente.