Que tipo de ponteiro de relógio é este?
Postado em 17 de outubro de 2025 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosEmbora os ponteiros de um relógio sejam cruciais para ver as horas, são um componente que a maioria das pessoas não tem em conta quando compra um relógio. No entanto, os ponteiros também desempenham um papel importante na aparência do relógio. Para além disso, existe frequentemente uma longa história por detrás do tipo de ponteiro! Neste artigo, vamos aprofundar o maravilhoso mundo dos ponteiros de relógio.
Existem diferentes tipos de ponteiros de relógio, cada um com as suas próprias caraterísticas. Os ponteiros tradicionais, como os ponteiros Breguet ou Dauphine , são frequentemente utilizados nos relógios clássicos. Os ponteiros modernos, como o ponteiro de bastão ou de seta , são mais utilizados em relógios casuais ou desportivos. E, por vezes, os ponteiros são caraterísticos da identidade de uma marca, como acontece com os ponteiros Mercedes e floco de neve . Alguns ponteiros são muito comuns, enquanto outros são mais raros.
As formas mais comuns dos ponteiros de relógio
Ponteiros em bastão
Os ponteiros em bastão são os ponteiros de relógio mais comuns. São ponteiros simples, diretos e sem sentido, que normalmente têm a mesma largura ao longo de todo o seu comprimento. O ponteiro em bastão tem duas formas: com uma extremidade plana e reta ou com uma extremidade arredondada. Este design simples permite que o resto do mostrador do relógio brilhe, por isso não é de admirar que estes ponteiros sejam frequentemente utilizados em relógios minimalistas e modernos.
Ponteiros de lápis
O ponteiro de lápis está relacionada com o ponteiro de bastão, mas tem uma extremidade pontiaguda. Devido à sua forma, estes ponteiros também são designados por ponteiros de índice ou ponteiros de piquete.
Ponteiros Dauphine
Os ponteiros Dauphine são utilizados em relógios desde a década de 1930. São ponteiros elegantes, cónicos e pontiagudos que acrescentam profundidade e foco ao mostrador. É uma forma de ponteiro popular e frequentemente utilizada em relógios de luxo ou clássicos.
O nome Dauphine deriva da palavra francesa "dauphin", o título utilizado para o filho mais velho do rei. Também significa "golfinho", o animal que figura no brasão do príncipe herdeiro francês.
Os ponteiros Dauphine são apresentados numa variedade de acabamentos: lisos, com arestas curvas ou com uma faceta central, permitindo a utilização de diferentes efeitos de escovagem ou polimento para um maior contraste.
Ponteiros de espada
Os ponteirosde espada são muito semelhantes aos ponteiros Dauphine, exceto que o ponteiro parece estar numa haste, como o punho de uma espada. Este tipo de ponteiro é frequentemente utilizado em relógios clássicos e elegantes, como o icónico Cartier Tank.
Ponteiros em forma de seta
Os ponteiros de seta têm, como o nome sugere, a forma de uma seta. Este tipo de ponteiro é particularmente comum em relógios de mergulho e outros "relógios-ferramenta". Estes relógios têm normalmente apenas um ponteiro em forma de seta combinado com outra forma de ponteiro.
Ponteiros Breguet
Os ponteiros Breguet têm o nome do seu criador do século XVIII, Abraham-Louis Breguet, fundador da casa relojoeira homónima e inventor de numerosos movimentos, incluindo o turbilhão. Este tipo de ponteiro caracteriza-se por uma elegante forma de pena com uma pequena maçã ou lua oca na extremidade. Os ponteiros Breguet são normalmente utilizados em relógios elegantes e clássicos e em relógios de bolso de design vintage.
Ponteiros catedral
Os ponteiros em catedral têm uma forma bastante clássica, lembrando um pouco a peça bispo do jogo de xadrez. No entanto, são mais frequentemente usados em relógios desportivos como o Seiko Alpinist e relógios militares como o Hamilton Khaki. Estes ponteiros devem o seu nome à sua forma e ao padrão decorativo semelhante a vidro colorido no próprio ponteiro.
Ponteiros em esqueleto
Os ponteiros de esqueleto são ponteiros que têm cortes, de modo a que o mostrador seja visível através das secções transparentes. Este tipo de ponteiro é frequentemente, mas não exclusivamente, utilizado em relógios de esqueleto para acrescentar outra camada "transparente" ao design.
Ponteiros seringa
O nome "ponteiros seringa" vem da forma do ponteiro, que se assemelha a uma seringa. Tem uma secção retangular com uma ponta em forma de agulha. Este tipo de ponteiro é suficientemente largo para ser facilmente legível (especialmente quando é luminoso), enquanto a sua ponta fina permite uma leitura precisa do tempo. É por isso que o ponteiro de seringa é frequentemente utilizado em relógios militares e de aviador.
Ponteiros em forma de folha
O ponteiro em forma de folha tem uma forma oval alongada que termina numa ponta fina. Este tipo de ponteiro é frequentemente utilizado em mostradores de relógios clássicos. O ponteiro em forma de "folha" também é chamado de ponteiro "feuille", após a palavra francesa para "folha". Este estilo de ponteiro é por vezes também utilizado para ponteiros mais pequenos, por exemplo, em sub-mostradores de cronógrafo, para contrastar com outro conjunto de ponteiros principais.
Tipos especiais de ponteiros
Para além destes tipos comuns de ponteiros, existem também formas de ponteiros utilizadas principalmente por marcas específicas. Por exemplo, o ponteiro Mercedes, utilizado principalmente pela Rolex. A forma é algo semelhante à do ponteiro catedral, mas a parte redonda é um verdadeiro círculo e está sempre dividida em três partes, como o logótipo do famoso fabricante de automóveis alemão.
Os ponteiros em forma de floco de neve, por outro lado, são típicos dos relógios Tudor. Esta forma de ponteiro foi utilizada pela primeira vez nos Submariners de segunda geração em 1968, complementando o lúmen grande e retangular do mostrador.
E depois há formas de ponteiros que já raramente são usadas, como os ponteiros Fleur de Lys, com o nome da flor real francesa, ou os ponteiros Luís XV que são por vezes usados em relógios de bolso.
E, finalmente, gostaríamos de mencionar o ponteiro Spade . Um ponteiro fino e delicado com uma forma de pá (como numa carta de jogar) na ponta.
Produção de ponteiros de relógio: muito trabalho para uma peça tão pequena!
Os ponteiros dos relógios são feitos de vários materiais, como o aço inoxidável ou o ouro. A maioria dos ponteiros é estampada a partir de uma tira de metal muito fina e comprida. O ponteiro é depois polido e revestido antes de ser montado no relógio. São necessários cerca de trinta passos diferentes para produzir um único ponteiro de relógio!
Tornar os ponteiros luminosos
Para poder ler as horas no escuro, os índices das horas no mostrador e os ponteiros são frequentemente revestidos de lúmen . Este é um material luminoso que se carrega com a luz (do sol). O SuperLuminova da Seiko é um exemplo bem conhecido.
No início da década de 1920, os ponteiros eram tornados luminosos ao serem revestidos com rádio. As operárias, na sua maioria mulheres, pintavam os ponteiros à mão, colocando primeiro o pincel na boca para formar uma ponta fina antes de o mergulharem na tinta de rádio. Este material radioativo causou muitos problemas de saúde e já não é permitido.
Nos anos 60, os ponteiros de rádio foram gradualmente substituídos por ponteiros com tubos luminosos de trítio. Os relógios Luminox, por exemplo, ainda utilizam tubos de trítio para a iluminação. O trítio é também ligeiramente radioativo, mas não é nocivo desde que o tubo esteja intacto e a substância não seja inalada ou ingerida.
Acabamentos especiais
Alguns ponteiros de relógio são revestidos a cores, mas uma técnica mais antiga ainda utilizada em relógios de luxo é o azulamento térmico. Esta técnica de acabamento requer grande precisão e perícia. Consiste em aquecer o metal do ponteiro para alterar a sua cor.
E, claro, tal como a caixa e a bracelete, os ponteiros são polidos ou escovados para obter vários efeitos.
É tudo? Não, há muitos mais tipos de ponteiros de relógio!
Neste artigo, já falámos de alguns tipos de ponteiros, mas há muitos mais. Por exemplo, o ponteiro Alpha , o ponteiro Lollipop , etc. E os designers utilizam frequentemente diferentes tipos de ponteiros de forma intercambiável e em cores diferentes.
Existem também ponteiros com funções especiais, como o ponteiro GMT, (sub)ponteiros de cronógrafo e ponteiros de data. Muito material para um artigo futuro!
Em todo o caso, agora já sabe, quando olha para um relógio, que tipo de ponteiros tem e qual a sua origem. Prestar atenção ao acabamento dos ponteiros é também um bom indicador da qualidade de todo o relógio. É bom saber quando se está à procura de um novo relógio!