Relógio em aço inoxidável ou titânio?
Postado em 1 de fevereiro de 2024 por Miriam Tempo de leitura aproximado: minutos minutosFazem-nos regularmente a pergunta: "O que é melhor, um relógio de aço inoxidável ou de titânio?" A resposta é importante para quem está à procura de um novo relógio para si ou como presente. Porque ambos os metais têm propriedades diferentes que influenciam o aspeto e o conforto de utilização do relógio. Neste blogue, enumeramos as vantagens e desvantagens do aço inoxidável e do titânio, para que possa fazer a melhor escolha.
Aço inoxidável VS titânio, os prós e os contras
Vantagens de um relógio em aço inoxidável
- O aço inoxidável é um material forte e duradouro que está amplamente disponível
- O aço inoxidável tem um aspeto neutro, intemporal e desportivo e
- Está disponível em muitos acabamentos diferentes (cor, polimento, escovagem).
Desvantagens de um relógio em aço inoxidável
- O aço inoxidável é relativamente pesado, o que faz com que um relógio automático ou um relógio desportivo (maior) com muitas funções pareça mais pesado.
- O material é sensível às mudanças de temperatura e pode ser frio para a pele.
- As grandes flutuações de temperatura afectam a resistência à água devido à expansão e contração do material.
- O aço inoxidável contém normalmente níquel, um metal ao qual algumas pessoas têm uma reação alérgica.
Vantagens de um relógio de titânio
- O titânio é forte, leve e resistente às mudanças de temperatura, o que o torna muito adequado para relógios em que a resistência à água deve ser garantida.
- O titânio tem uma excelente resistência à água (do mar) e é, por isso, muito adequado para relógios de mergulho.
- O metal é hipoalergénico, qualquer pessoa pode usá-lo e é quente no pulso.
- O titânio risca, mas os riscos ligeiros "reparam-se" devido à camada de óxido natural do material.
Desvantagens de um relógio de titânio
- O titânio é mais caro do que o aço inoxidável, mas devido ao seu peso extremamente leve, um relógio de titânio pode parecer um pouco barato.
- Estão a ser fabricados menos relógios de titânio, pelo que a escolha é mais limitada.
- Como o titânio é mais duro e mais difícil de polir, o acabamento é normalmente menos surpreendente do que nos relógios de aço e, infelizmente, os riscos não podem ser polidos.
- A cor e o brilho naturais do titânio são - dependendo do revestimento utilizado - um pouco mais baços e cinzentos do que os do aço inoxidável (embora isso também seja uma questão de gosto).
Porquê escolher um relógio em aço inoxidável?
Os relógios em aço inoxidável são o padrão na indústria relojoeira. Como resultado, estes relógios têm frequentemente um aspeto intemporal. É um material forte, sólido e de fácil manutenção. Se o aço ficar riscado inesperadamente, o relojoeiro pode polir o material durante a manutenção.
O aço inoxidável é versátil e pode ser fundido ou moldado em muitas formas diferentes. Isto faz do aço inoxidável o material perfeito para os designers criativos desenvolverem novas formas de relógios e braceletes que sejam duradouras.
A maior parte dos relógios de metal são feitos de aço inoxidável, mesmo que sejam dourados ou pintados de ouro rosa. Ao utilizar diferentes tipos de camadas de cor resistentes a riscos, o aço inoxidável é uma alternativa económica ao ouro e à prata verdadeiros. Esta camada de cor é aplicada ao aço com um revestimento especial (PVD - deposição física de vapor).
E os relógios em aço inoxidável estão disponíveis em todas as gamas de preços. Desta forma, tem um bom relógio que durará muito tempo por um preço razoável.
Porquê escolher um relógio de titânio?
Os relógios em titânio podem ser encontrados nas colecções de relógios de quase todas as marcas de relógios conhecidas. É uma escolha popular para quem quer algo diferente do aço inoxidável "normal", mas opta por um material forte e duradouro em vez de, por exemplo, plástico.
O material é muito forte, mas leve e, por isso, oferece um grande conforto de utilização. O titânio é também hipoalergénico, o que significa que não provoca reacções alérgicas em pessoas com pele sensível. E o titânio é um metal não magnético, o que o torna útil para pessoas que trabalham perto de máquinas magnetizadas.
O peso leve e a cor neutra do titânio fazem dele um material popular entre os designers de relógios, como Jacob Jensen ou Danish Design. O titânio é também um material ideal para relógios desportivos que têm de ser capazes de aguentar uma pancada.
Uma coisa é certa: o titânio é um metal especial. É perfeito para relógios pesados (automáticos), onde o peso leve da caixa e da bracelete compensa o peso do movimento. Além disso, a sua leveza e o acabamento da superfície proporcionam uma sensação mais quente e orgânica no pulso.
Danish Design IV65Q1176
O que é o aço inoxidável?
Antes da década de 1930, a maioria dos relógios de bolso e de pulso eram fabricados com metais preciosos, como o ouro, a prata e a platina, porque o aço era demasiado difícil de moldar e maquinar para os relojoeiros. Tudo isto mudou após a queda de Wall Street em 1929 e a subsequente depressão global. A procura de relógios feitos de metais preciosos caiu a pique, pelo que houve necessidade de materiais básicos mais económicos. Combinado com a melhoria da tecnologia e dos recursos de produção, o aço inoxidável tornou-se rapidamente o padrão para a maioria dos relógios.
O aço inoxidável - também chamado Inox - não é um tipo de metal autónomo. É sempre uma liga: uma mistura de metal com outros elementos químicos, normalmente ferro, crómio, níquel e carbono. Para ser considerado aço inoxidável, deve conter um mínimo de 11% de crómio e um máximo de 1,2% de carbono.
A quantidade de carbono determina a dureza do aço. Um tipo de aço com muito carbono é difícil de maquinar. O aço 316L (o "L" significa "baixo teor de carbono") tem um baixo teor de carbono e é, por isso, mais fácil de trabalhar. É por isso que este tipo de aço inoxidável é mais frequentemente utilizado na produção de relógios e jóias.
Existem muitos tipos diferentes de aço para diferentes aplicações. Ao tratar o aço com uma camada de óxido de crómio e ao purificá-lo de contaminantes, torna-se mais resistente à ferrugem. No entanto, isto não significa que o aço inoxidável não possa enferrujar (corroer) de todo. É muito sensível ao cloro.
Os aços inoxidáveis como o 316L, cuja liga contém o elemento molibdénio, são mais resistentes ao cloro e à corrosão. No entanto, recomendamos que lave sempre o seu relógio com água potável sem cloro depois de nadar numa piscina com água clorada.
O aço inoxidável 904L contém uma concentração mais elevada de molibdénio, crómio e níquel do que o 316L, e também contém cobre, silício e manganês. Isto torna-o um material ainda mais resistente à corrosão que pode ser polido até um nível mais elevado. Além disso, o menor teor de carbono e o maior teor de crómio do aço 904L conferem-lhe um tom ligeiramente mais frio. O aço 904L é mais caro do que o 316L porque é um material mais difícil de trabalhar e requer equipamento específico. O 904L é o tipo de aço que a Rolex utiliza nos seus relógios desde 2003.
O que é o titânio?
O titânio como material para relógios foi introduzido em 1970 pela Citizen, que lançou uma gama de relógios de quartzo com o nome X8. Atualmente, a Citizen continua a ser um dos líderes de mercado na utilização de titânio em relógios com o seu próprio Super Titanium. Utilizando um processo patenteado chamado Duratect, o material macio titânio é endurecido até ser cinco vezes mais duro e mais resistente a riscos do que o aço inoxidável.
O titânio (ou titan) é um metal tão forte como o aço, mas tem apenas 60% da densidade e é 40% mais leve. O titânio é fácil de trabalhar e, por isso, também é utilizado como material para jóias e relógios.
Outra propriedade importante do titânio é o facto de ser biologicamente inerte: o corpo humano não o rejeita e não é tóxico. O titânio é também amplamente utilizado como material para próteses, implantes e piercings devido às suas propriedades anti-alérgicas e por ser anti-magnético.
Ao contrário do aço inoxidável, o titânio é naturalmente protegido contra a corrosão (ferrugem) por uma camada final de óxido de titânio, o que o torna resistente à água do mar e à água da piscina com cloro.
A produção de titânio é (muito) mais cara do que a produção de aço. Como o metal reage facilmente com o oxigénio e o carbono a altas temperaturas, é difícil produzir titânio puro.
Conclusão
Os relógios estão disponíveis em muitas formas, cores e tamanhos diferentes. Os materiais da caixa e da bracelete utilizados podem fazer uma diferença significativa na qualidade geral e na durabilidade do relógio. O aço inoxidável e o titânio diferem pouco um do outro neste aspeto; ambos os materiais são fortes e mantêm-se bonitos durante muito tempo.
Exteriormente, as diferenças são maiores: o titânio tem uma cor ligeiramente mais escura e baça do que o aço. O que é mais bonito é uma questão de gosto. E graças à tecnologia em constante evolução, é cada vez mais fácil dar aos relógios de titânio um revestimento mais brilhante. Veja, por exemplo, a extensa coleção de relógios de titânio da Boccia.
A questão é saber o que se prefere: o peso de um relógio é decisivo ou existe uma alergia ao metal? Então, o titânio é a melhor escolha. Para um relógio com uma cor especial ou um relógio dourado que pareça natural, o aço é a melhor opção.
E, finalmente, o seu orçamento também é importante. Pode comprar um relógio de titânio com uma bracelete em pele a partir de cerca de 85€. Os relógios totalmente em aço estão disponíveis a partir de cerca de 35€.